O Chile e a minha primeira experiência de emigração! Emigrante por três meses apenas? Sim um sinal dos tempos, já nem a emigração se faz para a vida toda ou quase toda... é o paralelo com fim anunciado do trabalho para a vida.
Voltando apenas e só ao assunto deste post: os meus lugares preferidos e o... Chile!
Conheço pouco, ainda, deste país com mais de 3000 Km de extensão! Conheço tão só a zona metropolitana de Santiago de Chile, mas penso que conheço o suficiente para falar do que gosto. O que salta desde logo à vista, ainda antes mesmo de aterrarmos no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez é a imponência da cordilheira dos Andes. Na cidade de Santiago as montanhas são belos e omnipresentes relevos que me fazem gesticular de espanto a cada vez que apreendo uma nova perspectiva.
Estas fotos são apenas alguns exemplos de uma das perspectivas mais impressionantes destas belas montanhas!
No entanto, e felizmente, os encantos de Santiago não se reduzem às belas perspectivas que oferece das montanhas Andinas! Santiago foi uma cidade importante na vida do prémio Nobel Pablo Neruda, tendo aqui construído a segunda de suas três casas. "La Chascona" de seu nome. Esta casa foi sendo construída ao longo de vários anos, tendo a data de inicio da construção em 1952. Sendo esta segunda casa de Pablo Neruda (a sua primeira casa situa-se na Isla Negra), o propósito da sua construção deveu-se à necessidade de na altura esconder de sua esposa, Delia del Carril, a relação extraconjugal que mantinha com Matilde Urrutia.
Esta casa está localizada no sopé do Cerro de San Cristobal, foi sendo construída ao longo de vários anos e conserva uma característica muito peculiar de todas as casas desenhadas por Pablo Neruda... o interior está desenhado de modo a assemelhar-se ao interior de um navio. Tectos baixos, espaços exíguos e muito preenchidos por elementos de madeira, janelas de vigia, etc. A curiosidade deste detalhe é, que embora Pablo Neruda amasse o mar, acima de tudo temia a sua força destruidora.
O exterior da casa "La Chascona" é também bastante bonito, num local onde podemos encontrar murais relativos à Fundação Pablo Neruda, mas também outros murais cheios de cor e relacionados com motivos tipicamente chilenos.
No Barrio Bellavista, onde se localiza a "La Chascona", existem ainda outros motivos de interesse tais como teatros, restaurantes, bares e aqui a noite e latina e caliente!
Isto é um pouco de Santiago... e eu gosto muito!
fue muy agradable pasear con ustedes y enseñarles algunos lugares de esta ciudad. Además tuvimos buen clima y bien aire.
ResponderEliminarCuando se vayan de regreso a Portugal los extrañare!!