Ora vamos falar de música! A música é o sal e a pimenta da minha vida... e estou certo que também o será para muitos de vós.
Há um filme que gosto muito, "High Fidelity", cuja vida do protagonista, Rob Gordon (John Cusack), gira em torno da música. Rob, dono de uma loja de música, onde partilha o seu tempo com os seus melhores amigos e "empregados", Barry (Jack Black) e Dick (Todd Louiso), tem uma forma peculiar de viver e organizar a sua vida... todos os seus momentos especialmente felizes, ou mais deprimentes, são organizados em forma de Top5 das suas músicas preferidas. As cinco melhores músicas para curar a tristeza de uma relação rompida, as cinco melhores músicas para celebrar um novo amor, etc.
Penso que todos nós já arriscamos, em algum momento da nossa vida, em elaborar o Top5 das nossas músicas preferidas, das nossas bandas, filmes, livros, etc. Como é óbvio, estas listagens são dinâmicas e quem já se deu ao trabalho de elaborar a mesma lista em momentos distintos da sua vida, entende quão dramaticamente profundas podem ser as alterações nesse raking.
Pois bem não vou elaborar um Top 5 das minhas bandas preferidas da actualidade, pois não tenho um Top 5... eu gosto de muitas bandas e estilos diferentes, no entanto apenas consigo ser fã incondicional de uma banda de cada vez! A minha primeira banda de eleição foi AC/DC, e o meu álbum preferido "Back in Balck" de 1980. Claro que continuo a gostar de AC/DC, mas os gostos evoluem e à primeira preferida segue-se sempre a segunda. A segunda banda a destacar é Pantera e o álbum "Vulgar Display of Power" de 1992. Pantera era potência sonora, malvadez hostil, era simultâneamente um murro no estômago e um escarro na cara, era música insolente! Claro que como bom rebelde, que sempre me deu prazer em tentar ser, Pantera tinha tudo a ver... e "Fucking Hostile" música emblemática de "Vulgar Display of Power" diz tudo o que há para dizer!
Pois bem, a terceira banda favorita deste histórico, é The Smashing Pumpkins e o álbum preferido é obviamente o duplo "Mellon Collie and The Infinite Sadness". Bem sei que foi uma transição e tanto, de Pantera para Smashing, no entanto devo dizer que tudo começou com "Bullet with Butterfly Wings", plena de energia e caos, para depois descobrir a melancolia de "Tonight, Tonight".
A minha quarta banda de eleição é Incubus e os álbuns preferidos "S.C.I.E.N.C.E" e "Make Yourself". Ainda me recordo vivamente aquele concerto no Coliseu de Lisboa, em que Incubus e os seus fãs, cantamos em uníssono cada uma das músicas de "Make Yourself" e "S.C.I.E.N.C.E" ... foi memorável.
Bem e eis que vos trouxe até onde queria... à quinta e actual banda preferida! Dave Mathews Band e todos os seus álbuns, onde incluo os álbuns de estúdio, os múltiplos álbuns ao vivo e os muitos bootlegs. Quero no entanto destacar da serie Live Trax, o álbum "DMB Live Trax Vol. 10: Pavilion Atlantico", que permite recordar o grande concerto de 25 de Maio de 2007 em Lisboa! De longe o concerto da minha vida!
Muito bem, meu Amor! 😍 Em 14 anos, DMB continua no top da lista!! ❣️☺️😘
ResponderEliminar